Se você até este momento não tinha se quer ouvido esse termo, te apresento o Bullet Journal.
Bem... se formos traduzir livremente, o nome não fará muito sentido, será "Jornal Bala", mas depois que você descobre o que é e como funciona, começamos encontrar a lógica do nome. Desde muito tempo, nós, pessoas esquecidas e que gostam de organização, leva pra cima e para baixo uma agenda com todos os compromissos. Pois então caros amigos, o bullet journal é como uma agenda com características de uma coisa que se chama 'rapid logging', que significa 'anotar rápido'. Uma agenda que nós mesmos produzimos as páginas e colocamos nossos compromissos de forma prática e resumida. O grande diferencial do bullet journal, que também é chamado de 'bujo' é que trabalhamos nossa criatividade para deixar com a nossa cara cada semana. Usamos fitas, adesivos, papéis coloridos, pedaços de livros e revistas velhas e tudo mais que para muita gente não serve para nada.
O bujo se tornou para mim, uma ferramenta de distração e relaxamento. Apesar de usar como uma agenda, é possível utilizar para outros fins.
Em sua maioria, o bujo leva folhas pontilhadas ou quadriculadas, que nos permite fazer desenhos e até ter noções de tamanhos e espaços. Algumas pessoas produzem bujos com o mesmo tema do início ao fim, assim como um tema por semana também.
Eu mesma produzi o meu bujo, isso mesmo, as folhas, a capa e tudo mais, muitas vezes ou bujos são caros e para mim, apesar de querer muito não valia a pena. A costura ficou muito boa, já a capa nem tanto, mas faz parte rsrsrs.
As pessoas que eu apresento o meu bujo, me perguntam se existe um padrão a seguir do que colocar nele, mas a verdade é que não, o fato de você ter todas as folhas em branco é justamente para ser livre e colocar o que quiser, eu confesso que busquei algumas referências na internet, e caso você tenha chegado a este post com a mesma intenção, vou deixar aqui a sequência do meu okay?!
1- Frase inspiração
2- Metas do ano
3- Livros que li
4-Series que assisti
5- Filmes que assisti
6- Capa do mês
7- Calendário do mês
8-Finanças
9- Videos para gravar
10-Post's para o blog
11- Semana 1
Algumas pessoas fazem para todas as áreas da vida, e incluem anotações de alimentação e estudos. Eu preferi não direcionar para essas duas áreas, essas coisas eu deixo anotadas durante a semana. Uma coisa legal do bujo que é diferente da agenda, você pode começar a qualquer dia do ano.
E ai?!? Animado para começar com o seu bujo? Eu deixo algumas inspirações la no meu insta, tá nos destaques, dá uma olhadinha @dayannestefanie.