top of page
  • Por Day

O FATOR ENCOLHIMENTO


O infeliz do fator encolhimento!

Crespas e cacheadas sofrem o ano inteiro com o fator encolhimento, e em tempos frios é que o miserável faz questão de aparecer e ficar.

Bom! Primeiro precisamos saber, que diabos vem a ser esse tal de fator encolhimento, não é? Eu chamo de drama! (rsrsrsr) Esse fenômeno (se é que podemos chamar assim) faz com que nosso cabelo aparente ser bem menor do que realmente é, ele encolhe nosso cabelo e quanto mais crespo for, mais “curto” ele vai ficar.

Geralmente em épocas de chuva eu ouço muito a pergunta: “Você cortou o cabelo?”, acompanhado daquela mania de puxar meu cachinho para ver até onde vai meu cabelo.

O cabelo crespo e cacheado devido a sua curvatura apresenta um tamanho menor por característica, com a umidade isso se evidencia, gostaria de dar uma explicação científica e lógica, mas não encontrei nenhuma que me convenceu o suficiente para passar para vocês.

Hoje em dia existem várias técnicas para combater o fator encolhimento, lembrando que cada cabelo tem suas particularidades, então teste cada uma para ver a qual seu cabelo se adequa.

E o que eu tentei e deram certo para o meu cabelo que é tipo 4a e 4b ?

  1. Primeiro é muito importante manter o cabelo hidratado e nutrido, porque não tem cabelo maltratado que te respeite.

  2. O cabelo deve estar desembaraçado, porque quando ele embola todo (o que por sinal o meu adora fazer) ele “gruda” na cabeça e não vai ter mágica nenhuma que estique ele.

  3. Quando uso o secador, seco o cabelo da nuca com mais dedicação, com cuidado para não desfazer os cachinhos. Estico ele segurando as pontas, e seco a raiz com movimentos rápidos. Para finalizar, coloco no jato frio e faço a mesma coisa, agora não com a intenção de secar o cabelo, mas para que ele se “acostume” com a temperatura ambiente, caso contrário ele encolhe de novo.

  4. Durmo com uma toca. Se você tiver uma toca de cetim, maravilha, se não... usou a meia calça da sua mãe a vida toda pra manter a chapinha mesmo (rsrsrsrs), usa ela de novo.

  5. Uso o pente garfo para soltar a raiz e dá volume. Eu amo ele!

E é isso galera! Brincadeiras à parte, o que podemos fazer é aceitar... afinal, nosso cabelo não deixa de ser bonito quando está encolhido, é uma característica nossa e se não fosse ela os cachinhos não existiriam.

Espero que tenham gostado! Beijinhos!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page