top of page

COMO PREVENIR CASPAS

Cacheadas, crespas ou lisas, qualquer tipo de cabelo pode ter caspas, assim como podem aparecer nas sobrancelhas e também nos cílios. Causa um incomodo horrível devido a coceira e constrangimento por estarem expostas. O importante é que é possível prevenir o surgimento de caspas.


Lembramos também que muitos confundem caspas com a falsa caspa, então clica aqui para entender do que se trata a falsa caspa.



Imagem retirada do Pinterest

Profissionais da saúde chamam a caspa de dermatite seborreica ou simplesmente seborreia. O surgimento delas podem estar relacionado a diversos fatores que muitas vezes são hábitos do nosso cotidiano, pode estar ligada à fungos e/ou algum problema de saúde.


Nesse post vamos falar sobre alguns cuidados que são eficazes para o desaparecimento das caspas, caso você siga todas as dicas e a caspa não diminua, o recomendado é que procure um médico ok?!


LAVAR OS CABELOS CORRETAMENTE

  • Escolha lavar o cabelo um dia sim e outro não, ou no máximo a cada dois dias. No caso de caspas, manter o couro cabeludo limpo ajudará muito a não surgir novas caspas.

  • Aplique um shampoo anticaspa de qualidade apenas no couro cabeludo e deixe agir por dois minutos, não esfregue com muita força, para evitar mais descamações. Depois você pode lavar com seu shampoo de rotina e passar o condicionador apenas abaixo da linha da orelha, em pouca quantidade.

  • Evite banhos muito quentes, para evitar a oleosidade.

NÃO DURMA COM O CABELO MOLHADO

  • Dormir com o cabelo molhado é um grande erro para qualquer cabelo. Dormir com o cabelo úmido aumenta as probabilidade de proliferação de fungos, eles podem aumentar ainda mais a descamação do couro cabeludo e até prejudicar o tratamento contra as caspas. O ideal é secar o cabelo com o secador no jato frio. Evite o uso de bonés, boinas e chapéus, pois a temperatura quente pode aumentar ainda mais umidade.


EVITE QUÍMICAS

  • Progressivas e tinturas também aumentam as caspas e a descamação. A agressão da química causa uma troca de pele na região, geralmente essa troca acontece em todos nós a cada 21 dias, com a química essa troca é acelerada e por isso se torna perceptível.


APOSTE EM PRODUTOS COM ÓLEO VEGETAL

  • Alguns óleos acalmam a inflamação do couro cabeludo, como o de malaleuca e de rícino. O óleo de rícino é recomendado misturar com óleo de amêndoas ou um creme hidratante por ser muito espesso, ele evita a oleosidade e combate os fungos.


Devemos lembrar que existem outros problemas de saúde que podem causar as caspas como: psoríase, artrite psoriásica, estresse, tensão emocional, diabetes, obesidade e problemas hormonais.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page