![LAVAR O CABELO NA ÁGUA QUENTE, FAZ MAL?](https://static.wixstatic.com/media/22fb45_e8bf19c965f0482c862627a7c63163b3~mv2.jpg/v1/fill/w_775,h_477,al_c,q_85,enc_auto/22fb45_e8bf19c965f0482c862627a7c63163b3~mv2.jpg)
Já ouvimos muito falar sobre lavar os cabelos na água quente ou na água fria e acabamos sempre no impasse de qual é a melhor forma, não é?!
Neste post vamos acabar com essas dúvidas e entender de uma vez por todas o que é melhor para o nosso cabelo.
E a resposta para esse pergunta é : “SIM”, lavar o cabelo na água quente prejudica os fios, deixando-os ressecados, muitas vezes opacos, causa a perda de nutrientes, dilata as cutículas, faz perder a oleosidade ( para quem tem o cabelo crespo, é uma tristeza tão grande...) e o que mais me deixa louca, deixa o cabelo muito difícil de desembaraçar.
Não podemos esquecer do couro cabeludo, que sofre também com a decisão de lavar o cabelo na água quente. Pode estimular o surgimento de caspas e manchas vermelhas.
Todos os cabelos sofrem danos com o calor, entretanto, os cabelos cacheados são os mais prejudicados pela água quente.
E você que pinta os cabelos, percebeu que aquela tinta que todo mundo falou bem, em você desbotou rapidinho? Pois é miga, acontece que a água quente ajuda a desbotar o cabelo. Além disso, os cabelos perdem massa e definição.
Um outro grande problema, que deixam as crespas em desvantagem maior, é o fato de o cabelo ficar mais áspero após aumentar a temperatura da água.
EM QUAL TEMPERATURA DEVEMOS LAVAR O CABELO AFINAL?
Especialistas recomendam uma temperatura em torno de 23 a 24 graus para lavar os cabelos, isso é o que definimos como “água morna”.
Uma técnica usada é lavar o cabelo na água morna e no último jato, utilizar água fria, assim você induz o fechamento das cutículas o que garantirá um brilho mais intenso. Claro que isso só será possível com o uso de produtos específicos para seu tipo de cabelo.
E A ÁGUA FRIA? O QUE ELA FAZ NO CABELO?
Além de selar as cutículas, a água fria traz outros benefícios como: não agride o couro cabeludo, não danifica a estrutura dos fios e não causa ressecamento.
A produção de óleo do cabelo não é alterada e o movimento natural não sofre alterações.
A água fria também ajuda a potencializar os benefícios dos produtos que estiver utilizando no cabelo na hora da lavagem e ainda ajuda limpar o couro cabeludo com mais eficácia e sobretudo o brilho do cabelo é garantido.
Não se esqueça, estamos falando de água fria e não gelada ok?!
E ai?! Vai lavar o cabelo com água quente ainda?
Comentários