Se engana quem pensa que a babosa serve somente para hidratar os cabelos, muito pelo contrário, a babosa tem muitos benefícios associados a beleza que você não sabia. Vamos falar hoje sobre essa planta maravilhosa e saber tudo que dá pra aproveitar dela.
Apesar de ser mais conhecida por babosa, essa planta tem vários nomes em diferentes regiões do Brasil, se você já ouviu falar de caraguatá, erva babosa, babosa de botica, babosa de jardim ou Aloe Vera, você estava falando justamente da babosa que a gente gosta de passar no cabelo.
A babosa além de cuidar dos cabelos, também já foi muito usada como remédio e há quem diga que já se curou de doenças fazendo o uso da babosa. Suas principais características medicinais são de que ela causa efeitos calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórios, anestésico e antitérmico.
Vamos ver quais são os principais usos da babosa?
Hidrata a pele
Trata acne
Trata queimaduras
Reduz celulite
Melhora a saúde digestiva
Alivia prisão de ventre
Alivia problemas bucais
Protege os cabelos
Auxilia contra a queda capilar
Ajuda a eliminar caspas
Relaxante corporal
Auxilia no emagrecimento
Auxilia no tratamento contra o câncer de pele
Baixa a febre
Combate dores musculares
Trata gripes e resfriados
Energético corporal
Aumenta o apetite sexual
Controla o colesterol
Auxilia no não aparecimento de pedras nos rins
A babosa é administrada em dois formatos: gel ou chá.
Geralmente, para ações antitérmicas, anestésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, usa-se a babosa em gel, com compressas ou aplicado sobre a pele.
Já o suco é administrado como: antibiótico, digestivo, energético, ativador da circulação sanguínea e desintoxicante.
HÁ EFEITOS COLATERAIS E CONTRAINDICAÇÕES?
Sim! Encarando a babosa como um medicamento, ela pode apresentar efeitos colaterais como: dor abdominal, diarreia, inflamação dos rins, ressecamento da pele, desmaio, hipotensão e nefrite.
Por isso, o uso em excesso não é indicado e em caso de algum desses sintomas, o médico deverá ser consultado.
Não existem contraindicações para usos externos, entretanto, é contra indicado ingerir o suco da babosa crianças, mulheres grávidas ou amamentando, mulheres com inflamações no útero ou ovários, pessoas com problemas na hemorroida, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, desinteiras e nefrite.
E aí? Você sabia tudo isso sobre a babosa? É importante saber tudo sobre algo antes de aplicar na sua pele, no seu cabelo ou ingerir ok?!
Se quiser receber notificações no seu e-mail sempre que sair posts aqui no Fala Day!!! Clique aqui.
Beijinhos e até a próxima.
Comments